top of page
Foto do escritorAugusto Casa Vieira

Depressão: Como Identificar e Tratar?

O que é a depressão?


A depressão é um transtorno mental que deixa a pessoa excessivamente triste e/ou sem prazer nas suas atividades por um período prolongado de tempo. Ela pode dificultar o trabalho, os estudos ou a realização de tarefas cotidianas.


depressão
Depressão

O que causa a depressão?


A depressão é causada por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Algumas pessoas podem, por exemplo, ter maior propensão a desenvolver depressão se houver outros casos na família, já que há um componente genético envolvido. Porém, outros fatores que também influenciam no aparecimento da depressão são alterações hormonais e em neurotransmissores, certos problemas de saúde, uso de alguns medicamentos, estresse, traumas na infância, conflitos familiares, dificuldades na socialização e problemas no trabalho.


Como saber se estou deprimido?


Recomenda-se avaliação com um psiquiatra para saber se o quadro se trata de uma depressão ou se é secundário a outra causa.

Suspeita-se que a pessoa esteja com depressão quando ela se sente “para baixo” na maior parte do tempo por pelo menos 2 semanas. Além disso, pessoas deprimidas apresentam diversos sintomas, como:

- Falta de prazer ou interesse em fazer as coisas que costumavam gostar.

- Tristeza, desânimo, falta de esperança.

- Irritabilidade

- Diminuição ou aumento de apetite ou peso.

- Insônia ou Sonolência.

- Cansaço e falta de energia.

- Culpa excessiva ou baixa autoestima

- Dificuldade na concentração ou na memória.

- Inquietação ou letargia.

- Pensamentos recorrentes de morte ou de suicídio.


Como a depressão é diagnosticada?


A depressão é diagnosticada através da entrevista clínica e do histórico de sinais e sintomas do paciente. Não existem exames para diagnosticar a depressão, porém eles são necessários quando se deseja descartar alguma doença física que possa provocar sintomas semelhantes.


Quais são os tratamentos para a depressão?


O tratamento da depressão envolve diversas abordagens, que podem incluir:

- Ter uma alimentação balanceada

- Dormir bem;

- Fazer atividade física regularmente;

- Psicoterapia;

- Medicamentos que aliviam a depressão;

- Em casos selecionados e de difícil controle, tratamentos com estimulação magnética ou elétrica no cérebro.


Quando vou me sentir melhor?


A maioria das opções de tratamento demora um pouco para começar a funcionar. Quando utilizados, os medicamentos começam a fazer efeito em cerca de 2 semanas, mas pode levar de 4 a 8 semanas para o medicamento ter seu efeito total.

Se o primeiro tratamento que você tentar não ajudar, informe seu psiquiatra, mas não desista! Algumas pessoas precisam tentar diferentes tratamentos ou combinações de tratamentos antes de encontrar uma abordagem que funcione. Seu psiquiatra pode trabalhar com você para encontrar o tratamento certo, além de poder ajudar você a lidar com a situação enquanto espera que o tratamento comece a funcionar.


E se eu estiver tomando medicamentos para depressão e eu quiser engravidar?


Apesar de alguns medicamentos terem o potencial de afetar a gestação, uma depressão não tratada também pode causar problemas para a mãe e para o bebê. Se você quiser engravidar, converse com seu médico, mas não pare de tomar seus medicamentos. Há alguns antidepressivos que são relativamente seguros e que podem ser utilizados na gestação e na amamentação.



Dr. Augusto Casa Vieira

Psiquiatra

CRMSC 20025 RQE 19224


Avenida Professor Othon Gama D’eça, 677 Sala 1003 – Centro – Florianópolis/SC – (48) 99207-1388

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page