A Psiquiatria

O que é a Psiquiatria?

Psiquiatria é a área da medicina que se ocupa de diagnosticar, tratar, prevenir e reabilitar os transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, dependência química e muitos outros.

Psiquiatria, psicologia ou Psicanálise?

Psiquiatra é “médico de louco”?

É comum ouvir os pacientes e familiares falarem que o psiquiatra é "médico de louco". Loucura é um termo popular, muitas vezes usado de maneira pejorativa, para se referir ao que a psiquiatria chama de psicose, quadro grave em que o indivíduo fica "fora da realidade", chegando a ter alucinações (como ouvir vozes ou ver coisas irreais) ou ter delírios (que são crenças rígidas que não correspondem à realidade). Porém, a psiquiatria trata de muitos outros transtornos, que podem ser de natureza leve, moderada ou grave. Inclusive, a maioria dos pacientes atendidos em consultório não possui psicose, sendo os sintomas mais prevalentes a depressão e a ansiedade.

O fato é que o tratamento psiquiátrico adequado melhora consideravelmente a qualidade de vida do paciente. Não é recomendável deixar de procurar ajuda devido ao preconceito de que o psiquiatra é  "médico de louco".

Como é uma consulta psiquiátrica?

O psiquiatra clínico costuma escutar as queixas e os sintomas trazidos por pacientes e familiares e a partir daí estabelece um diagnóstico. É possível também que ele solicite alguns exames para afastar doenças físicas que podem estar relacionadas ao caso. A partir disso, ele estabelece um plano de tratamento que pode incluir medicações, psicoterapia e outras modalidades de tratamento. Geralmente, são marcadas consultas frequentes para acompanhar e reavaliar a evolução do quadro.