top of page

Como Dormir Melhor?

A pandemia mexeu com o sono das pessoas. Muita coisa na nossa rotina mudou e, em geral, estamos mais ansiosos, o que nos faz dormir pior. O que, então, podemos fazer? Existem várias dicas:

Insônia, sono, psiquiatra
Como dormir melhor?

1. TENHA UMA ROTINA DE SONO

Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário. Um cuidado na quarentena é evitar dormir tarde e acordar, também, mais tarde. Sem a rotina, nosso ciclo do sono pode ficar “uma bagunça”.



2. EVITE BEBIDAS COM CAFEÍNA APÓS AS 18:00.

Cafeína é estimulante. Então, evite café, chá preto e chimarrão durante a noite.


3. PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA (PELA MANHÃ OU PELA TARDE)

O corpo que gastou energia durante o dia descansa melhor a noite. Porém, exercitar -se muito tarde pode afetar o sono por aumentar a produção de adrenalina.


4. NÃO FIQUE NA CAMA DURANTE O DIA

Deve-se evitar trabalhar, estudar, comer ou se entreter na cama. O cérebro deve entender que a cama é um local para dormir.



5. REDUZA AS LUZES, DEIXE O AMBIENTE SILENCIOSO E EVITE ASSISTIR TELEVISÃO OU MEXER NO NOTEBOOK/CELULAR ANTES DE DORMIR.

Para dormirmos bem, o cérebro precisa liberar um hormônio: a melatonina. Ela basicamente informa ao cérebro de que é noite e de que estamos no horário de dormir. Por isso, para que ela seja produzida, é importante que o estimulo luminoso seja menor. Cuidado com telas de TV/notebook e celular! A sua luminosidade também pode afetar a produção deste hormônio antes de dormir.


6. MANTENHA O QUARTO CONFORTÁVEL, ESCURO E SILENCIOSO. TENTAR MEDITAR É UMA BOA IDEIA PARA AJUDAR A RELAXAR.

O ambiente é muito importante para relaxarmos e mantermos a qualidade do sono. Uma dica que ajuda a relaxar é a meditação: limpe a mente prestando atenção na sua respiração; se a mente divagar, volte a prestar atenção no ar entrando e saindo do seu corpo. Faça isso até adormecer.





11 visualizações0 comentário
bottom of page