O Transtorno do Pânico

Atualizado: 24 de jun. de 2020

Síndrome do pânico | Psiquiatra | Florianópolis
Transtorno do pânico

O que é o transtorno do pânico?

Um "ataque de pânico" é o surgimento abrupto de ansiedade e de desconforto intenso que atinge o pico em alguns minutos. Quando esses ataques geram preocupações persistentes de ter um novo ataque ou fazem o indivíduo evitar as situações em que o ataque aparece, isso caracteriza um "transtorno do pânico".

Quais são os sintomas do transtorno de pânico?

Os ataques de pânico ocorrem sem aviso prévio e podem durar vários minutos. Durante o ataque de pânico, a pessoa pode ter:

- Palpitações, coração acelerado ou pulsando forte; - Sudorese; - Tremor; - Sensação de falta de ar; - Sensação de desmaio; - Náusea ou dor abdominal; - Formigamentos; - Dor ou desconforto no peito; - Calafrio ou sensação de calor; - Sentimentos de irrealidade ou de sentir-se fora de si; - Medo de perder o controle ou enlouquecer; - Medo de morrer.

Existe algum exame para o diagnóstico de transtorno de pânico?

Não há teste que confirme o transtorno de pânico. O médico faz o diagnóstico baseado na entrevista e no exame físico. Porém, em algumas situações, os exames complementares são necessários para que o médico descarte outras doenças físicas que podem simular os sintomas do ataque de pânico (p. ex. infarto, arritmia, hipertireoidismo, etc.).

Como o transtorno de pânico é tratado?

Os tratamentos incluem: - Medicamentos: alguns medicamentos usados para tratar depressão ou ansiedade podem ajudar pessoas com transtorno de pânico. O seu médico irá decidir quais medicamentos são os melhores para a sua situação. - Psicoterapia: você conversa com um terapeuta sobre as coisas que você pensa e faz e ele ajuda você a mudar a forma de pensar sobre sua situação e a sua maneira de reagir. Algumas vezes, exercícios para controle de ansiedade são ensinados. Tudo isso ajuda você a lidar melhor com seu transtorno de pânico.

E se eu quiser engravidar?

Se você tomar medicamentos para tratar o transtorno de pânico, fale com o seu médico antes de engravidar. Alguns dos medicamentos usados podem causar problemas para o bebê, então converse com o seu médico para escolher o melhor medicamento nesta situação.

Fonte: DSM-V, Uptodate