TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE

Transtorno de Personalidade Borderline, depressão, bipolaridade
Transtorno de Personalidade Borderline

O que é o Transtorno de Personalidade Borderline?

O transtorno de personalidade borderline é uma doença relativamente prevalente.

Sua etiologia é desconhecida, mas há relação com causas ambientais como traumas infantis (por exemplo, abuso sexual, violência e negligência) e predisposição genética.

Quais São os Sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline?

O sintoma chave do transtorno é instabilidade das relações interpessoais, da auto

imagem e dos afetos, com uma impulsividade marcada. Ou seja, a pessoa "vive nas bordas" (daí vem o nome borderline). Pensamentos e comportamentos suicidas, automutilações e exposições a riscos são muito comuns. Esses indivíduos também costumam apresentar sensação crônica de vazio e medo da rejeição (podendo tomar atitudes drásticas para evitar um abandono real ou imaginário). Estes sintomas devem ser observados de perto, pois acredita-se que 10% desses pacientes cometem suicídio.

Como é Realizado o Diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline?

O diagnóstico do transtorno de personalidade borderline requer avaliação profissional e é feito através de uma série de entrevistas e acompanhamento psiquiátrico. Em geral, demora algum tempo para se confirmar o diagnóstico.

É importante que este transtorno seja diferenciado de outras doenças que podem ter sintomas semelhantes, como transtorno bipolar, transtorno depressivo maior, estresse pós traumático, déficit de atenção e hiperatividade e outros transtornos de personalidade.

Qual é o Tratamento para o Transtorno de Personalidade Borderline?

A base principal do tratamento desta doença é a psicoterapia, porém algumas medicações podem ser úteis para controlar as oscilações de humor e a impulsividade.

Como é a Evolução do Transtorno de Personalidade Borderline?

A doença pode ter períodos de remissão e de recaídas ao longo da vida, apesar de que esses indivíduos parecem melhorar um pouco quando ficam mais velhos.

Caso você perceba algum desses sintomas, procure uma avaliação profissional. EXISTE TRATAMENTO!