top of page

Depressão

Atualizado: 24 de jun. de 2020


Depressão
Depressão | Psiquiatra | Florianópolis

O que é depressão?

A depressão é um transtorno psiquiátrico frequente na população, afetando de 10 a 20% das pessoas ao longo da vida. A depressão é uma desordem que o deixa triste, mas é diferente da tristeza normal. A depressão pode tornar difícil para que você trabalhe, estude ou realize tarefas diárias.

Como sei se estou deprimido?

As pessoas deprimidas se sentem "para baixo" a maior parte do tempo por pelo menos 2 semanas. Elas também têm pelo menos um desses dois sintomas:

- Elas não gostam mais ou não se preocupam em fazer as coisas que costumavam fazer. - Elas se sentem tristes, para baixo, sem esperança ou irritadas a maior parte do dia, quase todos os dias.

A depressão também pode fazer a pessoa:

- Perder ou ganhar peso. - Dormir demais ou muito pouco. - Sentir-se cansado ou sem energia. - Sentir-se culpado ou sem valor. - Esquecer coisas ou se sentir confusa. - Mover-se e falar mais devagar do que o normal. - Ficar agitada. - Pensar na morte ou no suicídio

Se você acha que pode estar deprimido, procure um profissional da saúde!

Veja alguém imediatamente se quiser machucar ou se matar! Se necessário, procure um serviço de emergência.

Quais são os tratamentos para a depressão?

Pessoas que têm depressão podem:

- Tomar medicamentos; - Fazer psicoterapia; - Fazer as duas coisas.

As pessoas com depressões leves podem melhorar conversando com um terapeuta ou tomando alguma medicação. Já as pessoas com depressão grave geralmente precisam de medicamentos para melhorar, sendo que a psicoterapia também pode ajudar.

Quando eu me sentirei melhor?

- Ambas as opções de tratamento demoram um pouco para começar a funcionar. - Muitas pessoas que tomam medicamentos começam a se sentir melhor dentro de 2 semanas, mas pode levar de 4 a 8 semanas antes de o medicamento ter seu pleno efeito. - Muitas pessoas que vêem um terapeuta começam a se sentir melhor dentro de algumas semanas, mas pode demorar de 8 a 10 semanas para se obter o maior benefício.

Se o primeiro tratamento que você tentar não o ajudar, informe o seu médico ou terapeuta, mas não desista! Algumas pessoas precisam tentar diferentes tratamentos ou combinações de tratamentos antes de encontrar uma abordagem que funcione.

FONTE: Uptodate

52 visualizações0 comentário
bottom of page